Neste 29 de setembro, a ONU comemorou o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, com atividades que visam sensibilizar a população para a importância do combate a esse problema global. A agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) promoveu o #SinDesperdicioChallenge, um desafio nas redes sociais que reúne 11 chefs de oito países da América Latina e do Caribe, com o intuito de incentivar o uso integral de frutas, legumes e outros alimentos locais.
O desafio, iniciado pelo chef chileno Heinz Wuth, conhecido por seu projeto Ciencia y Cocina, contou com a participação de colegas renomados, como Alfredo Oropeza, do México, e Inés Páez, conhecida como “Chef Tita”, da República Dominicana. Os participantes foram desafiando outros cozinheiros, criando uma verdadeira rede de chefs reconhecidos na região.
Além de Wuth, Oropeza e Páez, outros talentosos chefs se uniram à iniciativa, entre eles Rodrigo Pacheco, embaixador da Boa Vontade da FAO no Equador; Palmiro Ocampo do Peru; e Camila Peñaloza do Chile. O coletivo Un tenedor dorado, que inclui Lupita Vidal, de México, Pablo Díaz, da Guatemala, Catalina Vélez, da Colômbia, e Marsia Taha e Jairo Michel, da Bolívia, também se destacou na ação.
Os chefs demonstraram como transformar ingredientes frequentemente descartados, como bananas, maçãs, tomates e cenouras, em pratos inovadores e nutritivos. A FAO alerta que anualmente, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidas ou desperdiçadas globalmente, enquanto mais de 2,3 bilhões de pessoas enfrentam a insegurança alimentar.
Adicionalmente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) ressalta que a perda e desperdício de alimentos corresponde a 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) enfatiza que 60% do desperdício de alimentos ocorre em lares, evidenciando a necessidade de mudanças nos hábitos de consumo e no modo como aproveitamos os recursos disponíveis.
Origem: Nações Unidas






