Felisbina Queiroga, docente e pesquisadora do Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi recentemente eleita para o comité executivo da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA). Esta organização internacional é composta por veterinários especializados em animais de companhia e visa promover o bem-estar animal em nível global.
A eleição ocorreu durante uma votação que teve ampla participação, e Felisbina foi escolhida para representar a região da Australásia, Europa e América do Norte. Seu mandato, que terá duração de um ano, começa em 1 de agosto e se estenderá até a próxima Assembleia Geral, prevista para outubro de 2026 em Varsóvia, na Polônia.
Queiroga já ocupava funções no comité executivo entre 2019 e 2023 e destaca a importância de seu novo papel, que inclui responsabilidades de aconselhamento e decisão, já que os membros do comité têm poder de voto nas deliberações. Sua candidatura é uma continuidade do seu trabalho, que começou em 2016, como presidente da seção regional norte da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC), a qual é parte da WSAVA.
Um dos focos da WSAVA é o desenvolvimento de políticas públicas que apoiem a medicina veterinária e o bem-estar animal. A associação também colabora com a AMR Working Group (AMRWG) da WOAH – Organização Mundial de Saúde Animal, com o intuito de melhorar a vigilância e as práticas relacionadas ao uso de antimicrobianos em cães e gatos.
Durante seus mandatos anteriores, Felisbina Queiroga contribuiu para a criação de uma lista de medicamentos veterinários essenciais, que foi publicada no Journal of Small Animal Practice e posteriormente adotada pela Organização Mundial de Saúde Animal. Essa experiência reforça sua qualificação para o novo desafio, que promete trazer inovação e melhorias significativas na área veterinária a nível internacional.
Origem: UTAD