A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebrou um sucesso considerável na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2025/26, com 83,8% das vagas preenchidas. Ao todo, foram 1.437 candidatos colocados nas 1.715 vagas disponíveis, de um total de 1.319 que escolheram a UTAD como primeira opção. Os dados foram divulgados no dia 24 de agosto pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Apesar da diminuição geral de candidaturas em comparação ao ano anterior, a UTAD conseguiu conter a queda, apresentando uma redução de apenas 124 colocados. Este cenário a posiciona entre as dez instituições de ensino superior com a menor diminuição no número de colocados em relação a 2024/25. Destaca-se que 19 dos 38 cursos oferecidos na universidade preencheram todas as vagas na 1.ª fase, com destaque para os cursos de Ciências do Desporto, Enfermagem, Medicina Veterinária, Psicologia e Gestão.
O curso de Medicina Veterinária teve a maior média de entrada, seguido por Psicologia e Gestão. Na licenciatura em Educação Básica, a UTAD manteve a taxa de 100% de preenchimento, refletindo um aumento significativo no ingresso nesse curso a nível nacional.
O processo de matrícula para os alunos colocados na UTAD será realizado de forma online, entre os dias 25 e 28 de agosto, com suporte disponível via WhatsApp para esclarecer dúvidas. Além disso, a segunda fase do CNAES, que ocorrerá de 25 de agosto a 3 de setembro, oferecerá 279 vagas remanescentes da primeira fase, complementadas por possíveis vagas que possam surgir.
No total, 43.899 novos estudantes foram colocados no ensino superior público neste ano letivo, refletindo uma taxa de colocação de 90,1%, um aumento em relação ao ano anterior. A divulgação dos resultados da 2.ª fase está marcada para 14 de setembro.
Origem: UTAD