De acordo com os resultados provisórios do Inquérito Anual à Produção Industrial, as vendas de produtos e serviços nas Indústrias transformadoras caíram 0,9% em 2024, totalizando 114,7 mil milhões de euros, uma redução em relação aos 115,7 mil milhões de euros registrados em 2023. Essa desaceleração é atribuída à estabilização dos preços, uma vez que o índice de preços na produção industrial não apresentaram variações em comparação ao ano anterior.
As áreas que mais contribuíram para essa diminuição foram a Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, que registrou uma queda de 0,5 pontos percentuais. Em seguida, a Indústria do vestuário e as Indústrias alimentares tiveram uma diminuição de 0,3 pontos percentuais cada.
A Divisão 10, correspondente às Indústrias alimentares, continua a ser a mais relevante, representando 14,8% do total de vendas, mas também enfrentou uma queda de 2,0% em relação ao ano passado. Nos segmentos que seguiram, a fabricação de veículos automóveis, reboques e componentes para veículos teve uma leve queda de 0,7%, enquanto a fabricação de coque e produtos petrolíferos refinados aumentou em 10,2%.
Os produtos que se destacaram nas vendas foram os Gasóleos e Marine Diesel, a Gasolina e os veículos automóveis ligeiros de passageiros, particularmente aqueles com motor de ignição por faísca e cilindrada até 1500 cm³.
Origem: Instituto Nacional de Estatística