Uma nova exposição, intitulada Cadernos de Viagem de Abel Salazar, será inaugurada na Secção Norte da Ordem dos Médicos, em Porto, e estará disponível de 15 de março a 26 de abril. A mostra reúne uma coleção de quadros, livros, apontamentos e objetos pessoais que pertencem a uma das figuras mais emblemáticas da Universidade do Porto, oferecendo ao público uma visão única da vida e das experiências de Salazar, que era não apenas médico, mas também artista e pensador.
Fátima Outeirinho, cocomissária da exposição, destaca a importância de explorar o lado mais pessoal de Salazar, que é frequentemente associado à sua obra literária, como Digressões em Portugal e Paris em 1934. A exposição pretende revelar a influência que suas viagens, tanto dentro como fora de Portugal, tiveram na sua produção artística e intelectual.
Entre os itens expostos, encontram-se diários gráficos com desenhos, passaportes, blocos de apontamentos e um bilhete de identidade, todos que compõem a narrativa da vida de Salazar. Além da mostra, uma programação paralela incluirá uma série de eventos, como uma conversa sobre literatura de viagem no Hospital Militar do Porto, no dia 29 de março, e uma oficina de desenho no jardim da Cordoaria no dia 5 de abril.
Os visitantes que desejarem conhecer mais sobre a exposição e agendar visitas podem fazê-lo através do novo website da Casa-Museu Abel Salazar, que foi recentemente atualizado para oferecer uma navegação mais intuitiva e acessível. O novo portal facilitará o acesso a informações sobre a exposição e outras atividades relacionadas, destacando a importância da Casa no legado de Salazar, que continua a ser uma referência na medicina, arte e pensamento em Portugal. A mostra ficará em exibição até 26 de abril, e estacionamento estará disponível para os visitantes nas instalações da Ordem dos Médicos.
Origem: Universidade do Porto