O Programa de Líderes Comerciais Jovens foi lançado em 2024 com o objetivo de aproximar os jovens do trabalho da Organização Mundial do Comércio (OMC). A iniciativa visa criar uma rede global de líderes comerciais entusiasmad os, promovendo uma compreensão mais profunda do papel da OMC no apoio ao comércio internacional.
Os participantes selecionados têm a oportunidade de trazer novas ideias sobre o papel do comércio e da OMC, além de aprender mais sobre o funcionamento da organização e contribuir para sua missão. Após um rigoroso processo de seleção, sete candidatos foram escolhidos dentre mais de 1.200 inscrições de todo o mundo para formar a segunda turma do programa. Os selecionados foram escolhidos com base em suas experiências, formação e pela qualidade de suas candidaturas.
Os novos líderes comerciais incluem Atyia Al-Hammud, da Ucrânia, estudante de relações internacionais; Paola Flores Carvajal, da Bolívia, engenheira industrial especializada em gestão da cadeia de suprimentos; e Serena Indij da Costa, do Brasil, estudante de mestrado em desenvolvimento e economia. Outros participantes são Karo Harutyunyan, da Armênia, estudante de bacharelado em economia e ciência política; Olexa Heshima, de Ruanda, consultor e analista de negócios; Alexandra Kaiss, dos Estados Unidos, advogada especializada em comércio internacional; e Aarushi Shrivastav, da Índia, graduada em direito comercial.
Os participantes terão acesso a cursos de formação organizados pela OMC, orientação e mentoria do Secretariado da OMC, além de suporte para organizar atividades relacionadas à OMC em seus países de origem. Em setembro de 2025, eles também viajarão para Genebra para participar do Fórum Público da OMC, onde terão a chance de participar de um workshop no dia inteiro e se engajar ativamente nas atividades do evento.
Origem: WTO news