A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) participou recentemente da 3ª reunião do consórcio do projeto FEMCoach, que visa promover a conscientização sobre o desporto feminino de forma saudável. O evento ocorreu de 11 a 13 de maio no Tarrafal, em Cabo Verde, reunindo oito parceiros do programa, financiado pela União Europeia através do Erasmus + Sport. Durante a reunião, foram apresentados os avanços das atividades e a avaliação dos resultados até o momento.
As ações futuras incluem a apresentação do projeto em congressos científicos reconhecidos, com a realização de seminários, workshops, cursos online massivos abertos (MOOC) e a criação de conteúdos educativos. Adicionalmente, entre 14 e 17 de maio, o Professor Nuno Leite, do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da UTAD, conduziu um curso de capacitação para treinadoras vindas de Cabo Verde.
O projeto FEMCoach conta com uma colaboração interinstitucional que envolve a UTAD, a Fundacja Institute for Sport Governance (Polônia), o Aristotelio Panepistimio Thessalonikis (Grécia), a Asocijacija Sport Za Sve Srbije (Sérvia), a Associação para o Desenvolvimento do Desporto Jovem (Portugal), a Universitat de Girona, a Universidad del País Vasco (Espanha) e o Comité Olímpico de Cabo Verde. As próximas reuniões do consórcio estão agendadas para ocorrer em Salonica, na Grécia, e em Girona Banyoles, na Catalunha.
Origem: UTAD