Está disponível a 50.ª edição do Boletim de Vigilância Tecnológica (BVT), focada nas energias oceânicas, resultado da colaboração entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de Portugal e a Oficina Española de Patentes y Marcas (OEPM) da Espanha. Este boletim visa disseminar conhecimento e estimular a inovação nas áreas de aproveitamento da energia das ondas, correntes, marés e energia eólica offshore flutuante.
A nova edição apresenta estatísticas dos pedidos internacionais de patentes publicados no primeiro semestre de 2025, em conformidade com o Tratado de Cooperação em matéria de Patentes (PCT), destacando os países que mais frequentemente submetem essas solicitações. Além disso, são veiculadas informações sobre publicações de Patentes Europeias (EP) realizadas entre 2020 e 2024, organizadas por requerentes e inventores, bem como pela totalidade de publicações nesse período.
Os dados são extraídos da Classificação Internacional de Patentes (IPC) e da Classificação Cooperativa de Patentes (CPC), abrangendo as tecnologias relacionadas à energia das ondas, marés e energia eólica offshore flutuante. O BVT também inclui novidades relevantes nas áreas técnicas abordadas, tanto na Península Ibérica como nas ilhas, contribuindo para a troca de informações vitais entre os dois países.
Origem: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça