Uma nova onda de projetos recebeu financiamento sob as mais recentes chamadas da Missão Europa Oceano e Águas da União Europeia. Com um orçamento total de 116 milhões de euros, os 13 projetos selecionados trarão uma ampla variedade de benefícios para os oceanos e águas da UE e além, assim como para as comunidades que deles dependem. Os projetos serão implementados em várias bacias marinhas, incluindo o Mar Negro, o rio Danúbio, o Mar Báltico e o Mar do Norte, o Mar Mediterrâneo e as regiões do Atlântico e do Ártico.
Os projetos têm como foco a preservação de áreas marinhas protegidas offshore, a proteção e recuperação dos habitats de peixes migratórios na área do Danúbio, a redução do impacto ambiental das pescas sobre espécies e habitats marinhos, o fortalecimento da ciência cidadã no setor marinho, a mobilização de comunidades para agir em prol dos nossos oceanos e águas, e a garantia de um Gêmeo Digital Europeu do Oceano.
As iniciativas envolvem pequenas e médias empresas, organizações de pesquisa, autoridades locais, escolas e negócios. Com este investimento significativo, a UE está dando um passo importante em direção à restauração da saúde dos oceanos e águas, uma prioridade fundamental sob o Pacto Europeu do Oceano, e garantindo um futuro sustentável para as gerações vindouras.
Entre os projetos selecionados, destaca-se o SEAMPHONI, que utiliza tecnologia avançada para monitorar a biodiversidade marinha offshore e envolve o público por meio de narrativas criativas. O DanubeLifelines se propõe a restaurar caminhos para peixes no rio Danúbio, melhorando suas rotas de migração naturais. Outros projetos, como o SWIM e o ECO-CATCH, visam melhorar os habitats de peixes e desenvolver novas tecnologias de pesca para reduzir a captura acidental e proteger os habitats marinhos.
A Missão, lançada em setembro de 2021, visa proteger e restaurar a saúde de nossos oceanos e águas até 2030 por meio de pesquisa e inovação, engajamento cidadã e investimentos na economia azul sustentável. A iniciativa aborda os oceanos e as águas como um sistema interconectado e desempenha um papel fundamental na neutralidade climática e na restauração da natureza.
Origem: Oceanos e pescas Europa