Hoje foi lançada a segunda edição do Relatório Ambiental do Transporte Marítimo Europeu, que oferece uma visão abrangente sobre o impacto ambiental do setor marítimo na Europa, dentro da União Europeia. O documento revela que, embora o setor esteja avançando em direção a uma maior sustentabilidade, será necessário aumentar os esforços nos próximos anos para contribuir com as metas climáticas e ambientais da UE até 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2050.
O relatório enfatiza a necessidade de ação contínua e inovação no setor. Ferramentas-chave para alcançar um transporte marítimo sustentável na Europa incluem a Regulamentação FuelEU Marítimo, que incentiva a adoção de combustíveis de baixo carbono na navegação, e a extensão do Sistema de Comércio de Emissões da UE ao transporte marítimo, que estabelece um preço de carbono sobre as emissões de gases de efeito estufa provenientes dos navios. Além disso, a coordenação global, liderada pela Organização Marítima Internacional, será crucial para impulsionar o progresso em direção a um futuro de transporte marítimo mais sustentável.
O transporte marítimo desempenha um papel vital na sustentabilidade do comércio, crescimento econômico, conectividade e acessibilidade, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança energética e a criação de empregos. No entanto, a crescente demanda do setor acarreta implicações ambientais adicionais, contribuindo com 3-4% das emissões de CO₂ da UE e prejudicando ecossistemas marinhos devido à poluição ocasionada por derramamentos de óleo, descarte de águas residuais e ruídos subaquáticos. Embora estimativas indiquem que o lixo marinho proveniente da pesca e do transporte marítimo tenha diminuído pela metade na última década, permanecerá um desafio sério, em especial a perda de pellets plásticos.
O Comissário para Transporte e Turismo Sustentáveis, Apostolos Tzitzikostas, elogiou o relatório, afirmando que "o novo Relatório Ambiental do Transporte Marítimo Europeu é um guia valioso para o futuro da navegação europeia, que deve ser sustentável, competitivo e resiliente. Este relatório é também um chamado à ação. Trabalhando juntos, podemos garantir que o transporte marítimo continue a ser um ator-chave em nossa economia global, minimizando seu impacto ambiental e protegendo nossos oceanos para as futuras gerações."
A Comissária para o Meio Ambiente, Resiliência Hídrica e uma Economia Circular Competitiva, Jessika Roswall, acrescentou: "Precisamos de uma abordagem ‘da fonte ao mar’, uma vez que as atividades no mar estão intimamente ligadas às de terra. Agora é o momento para uma mudança transformadora nos setores marítimo e hídrico, para que possamos tornar a Europa resistente à água."
O relatório foi elaborado em conjunto pela Agência Europeia de Segurança Marítima e pela Agência Europeia do Meio Ambiente, com o apoio da Comissão. Mais informações estão disponíveis no comunicado de imprensa conjunto.
Origem: Oceanos e pescas Europa