O Ministro da Educação anunciou recentemente que as propinas de licenciatura serão descongeladas a partir de 2026. Durante uma conferência de imprensa, ele detalhou que os aumentos estarão alinhados com a inflação, permitindo maior autonomia às instituições de ensino superior para definir os valores dos mestrados.
Além disso, foi proposta uma simplificação no processo de atribuição de bolsas de estudo, visando torná-lo mais automático e acessível aos estudantes. Especialistas e uma equipa de investigadores destacaram a necessidade de facilitar o acesso ao financiamento educacional, a fim de aliviar o fardo financeiro sobre os alunos.
Outro ponto relevante mencionado foi a introdução de uma nova escolha para os recém-formados: optar entre um Prémio Salarial ou o IRS Jovem, uma medida que poderá impactar significativamente a vida financeira de quem inicia a carreira profissional. Essa mudança é parte de uma estratégia mais abrangente para modernizar e tornar o sistema educativo mais adaptado às necessidades atuais dos estudantes.
Origem: JPN Universidade do Porto