O projeto de investigação “The Weight of Words”, do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), conquistou o Prémio Universidades Millennium bcp na 7.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Com o tema ‘How Heavy is a City?’, esta edição recebeu 35 propostas de 18 instituições ao redor do mundo.
A pesquisa, proposta pela investigadora Maria Neto e coordenada por Pedro Leão Neto, conta também com a colaboração de Jorge Marum. Juntos, eles formam parte do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) do CEAU-FAUP. O foco principal do projeto é a intersecção entre arquitetura, direito e deslocação humana, utilizando ferramentas fotográficas e cartográficas para explorar a linha tênue entre a cidade de jure e a cidade de facto.
Concentrando-se no complexo de refugiados de Dadaab, no nordeste do Quénia, “The Weight of Words” desafia as estruturas legais e humanitárias que classificam o campo como um espaço de exceção. Por meio de imagens, mapas e narrativas, o projeto revela as tensões entre reconhecimento e existência, legalidade e vida, mostrando como a cidade muitas vezes ultrapassa suas definições legais.
Integrado ao tema da Trienal, o projeto reconceptualiza a ideia de “peso urbano”, englobando as arquiteturas invisíveis da linguagem, política e poder. A sua exposição no MUDE — Museu do Design e da Moda — continua a explorar a relação entre visibilidade e ética na urbanização contemporânea.
Durante a cerimônia de premiação, que ocorreu no Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o “The Weight of Words” foi elogiado por sua capacidade de transitar entre disciplinas e reimaginar o papel da arquitetura como uma ferramenta crítica e ética. Maria Neto ressaltou que “o Peso das Palavras revela, através do espaço, o que as palavras insistem em apagar”.
Além do projeto da FAUP, também foram reconhecidos o estúdio ReSa Architects com o Prémio Début e Yasmeen Lari, que recebeu o Prémio Carreira 2025. Entre os finalistas do Prémio Universidades estava o projeto ‘Quantifying the Urban!’, liderado pela docente Clara Vale e pelo aluno Diego Inglez de Souza, que explora a densidade física e simbólica do espaço urbano em uma reflexão sobre “Qual o peso de uma cidade?”.
Origem: Universidade do Porto






