• About
  • Advertise
  • Careers
  • Contact
Sexta-feira, 26 Dezembro 2025
  • Iniciar sessão
Sem resultados
Ver todos os resultados
Noticias Portugal
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Deporto
  • Sociedade
  • Internacional
  • Mais notícias
    • Tecnologia
    • Receitas
    • Viagens
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Deporto
  • Sociedade
  • Internacional
  • Mais notícias
    • Tecnologia
    • Receitas
    • Viagens
Sem resultados
Ver todos os resultados
Noticias Portugal
Sem resultados
Ver todos os resultados
início da web Últimas notícias

Principais Informações para o Consumidor

por Notícias Portugal
31/08/2025
em Últimas notícias
0
0
ACÇÕES
2
VISTAS
Share on FacebookShare on Twitter

No primeiro trimestre de 2025, a ANACOM registrou um aumento significativo nas reclamações relacionadas aos serviços de comunicações eletrônicas, com cerca de 27,1 mil queixas formalizadas, o que representa um crescimento de 8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As reclamações sobre comunicações eletrônicas sozinhas aumentaram 13%, totalizando 17,8 mil queixas. Esse aumento é atribuído, em parte, à entrada da operadora DIGI no mercado, que contabilizou 1,1 mil reclamações.

Por outro lado, as reclamações relativas a serviços postais caíram 1%, totalizando 9,3 mil. Este número reflete uma redução ainda mais acentuada em comparação ao último trimestre de 2024, onde as queixas tiveram uma queda de 29%, tendência pouco usual em um período marcado por uma maior atividade postal devido a eventos como as festas de fim de ano.

O livro de reclamações eletrônico continua a ser a forma mais utilizada pelos consumidores para registrar queixas, com 61% das reclamações apresentadas desta forma, um aumento de 14% em relação ao primeiro trimestre de 2024. O livro físico de reclamações, por sua vez, representou cerca de 36% e apresentou uma leve diminuição de 2% no mesmo período.

Lisboa e Setúbal foram os distritos que apresentaram as maiores taxas de reclamação em serviços de comunicações eletrônicas, enquanto Lisboa também liderou nas reclamações sobre serviços postais. No que diz respeito aos prestadores de serviços, a VODAFONE destacou-se como a operadora com o maior número de reclamações, mas a MEO foi a que registrou a maior margem de aumento nas queixas.

As principais reclamações nos serviços de comunicações eletrônicas incluíram a demora na reparação de falhas, que teve destaque em relação à VODAFONE, e problemas com acesso à internet fixa, atribuídos especialmente à NOS e VODAFONE. Já no setor postal, a falta de tentativas de entrega domiciliar continuou a ser o principal motivo de reclamação, representando 22% do total de queixas.

Esses dados ressaltam a necessidade de uma atenção redobrada por parte das operadoras, que enfrentam um cenário competitivo acirrado e altas expectativas dos consumidores. A ANACOM planeja acompanhar de perto essas tendências para garantir um serviço de qualidade e atender as demandas do público.

Origem: Portal Consumidor Anacom

Tags: ConsumidorInformaçõesparaPrincipais
Notícias Portugal

Notícias Portugal

Related Posts

A SGMJ Anuncia Abertura de Aviso no Âmbito do FSI no Valor de 625.000,00€

por Notícias Portugal
24/12/2025
0

A Secretaria-Geral do Ministério da Justiça (SGMJ) anunciou a abertura do Aviso n.º 30/FSI/II/2025, que visa a apresentação de candidaturas...

Novo Repositório de Dados de Pesquisa: Apresentação do POLEN DataHub

por Notícias Tecnologia
23/12/2025
0

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou o lançamento do POLEN DataHub, uma plataforma inovadora destinada à...

Chamada para Projetos Inovadores: Oportunidades de Financiamento nos Programas CMU Portugal e UT Austin Portugal 2025

por Notícias Tecnologia
23/12/2025
0

Estão abertas as candidaturas para os Concursos de Projetos Exploratórios de 2025, uma iniciativa dos Programas CMU Portugal e UT...

Recommended

GIGABYTE apresenta na COMPUTEX 2025 sua aposta total em inteligência artificial com a série “LEADING EDGE”

7 meses atrás

A Revolução da Inteligência Artificial nas Empresas de Tecnologia: Desafios e Oportunidades em 2025

10 meses atrás

Popular News

  • Ideias Sofisticadas para Uma Celebração Radiante

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • TikTok evita o veto nos EUA com uma ‘joint venture’ controlada por investidores americanos: o fechamento está marcado para 22 de janeiro de 2026

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Guiné-Bissau liberta seis opositores após detention arbitrária pós-eleitoral

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Japão busca aumento de juros e aprova orçamento histórico de 665 bilhões de ienes

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Agência da ONU Destaca Resiliência e Ação em Tempos de Crises Globais

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Connect with us

  • About
  • Advertise
  • Careers
  • Contact

© 2025 Noticias Portugal

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Internacional
  • Economia
  • Viagens
  • Deporto
  • Sociedade
  • Tecnologia
  • Receitas

© 2025 Noticias Portugal