No segundo trimestre de 2025, o NET.mede registrou aproximadamente 126 mil testes à velocidade da Internet, representando uma média de 1379 testes diários. Este número indica uma diminuição de 17% em relação ao trimestre anterior, embora tenha mostrado um crescimento de 4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A análise dos dados revela uma tendência de queda nos testes realizados por acessos fixos, que representaram 55% do total, enquanto os testes via dispositivos móveis aumentaram para 36%. Apesar disso, houve uma redução tanto em acessos fixos residenciais (-18%) quanto em acessos móveis (-12%).
Os horários mais ativos para testes de Internet fixa foram entre 16 e 22 horas, enquanto os acessos móveis tiveram picos de atividade às 10, 11, 19 e 22 horas. Curiosamente, o 2T2025 viu nove concelhos sem registros de testes em acessos fixos e 20 sem testes em acessos móveis. A região Norte registrou o maior número de testes para acessos fixos, enquanto a Grande Lisboa liderou no uso de acessos móveis. Entre os concelhos, Lisboa se destacou como a área com o maior número de testes, independente do tipo de acesso.
Os resultados medianos dos testes mostraram que a velocidade de download atingiu 205 Mbps para acessos fixos e 19 Mbps para acessos móveis. Melhores resultados foram observados nos testes feitos diretamente pela aplicação móvel, especialmente com a rede 5G, onde a velocidade de download alcançou impressionantes 141 Mbps. Comparado ao trimestre homólogo, a velocidade de download e upload em acessos fixos cresceu 5%, enquanto nos acessos móveis a velocidade de download subiu 3% e a de upload 13%.
Esta evolução pode ser atribuída ao aumento da adesão por parte dos usuários a pacotes de Internet com velocidades superiores, refletindo uma melhoria na qualidade do serviço. O NET.mede, gerido pela ANACOM, continua a ser uma ferramenta valiosa para que os usuários testem a qualidade dos seus serviços de Internet, oferecendo uma visão clara sobre o desempenho das conexões.
Origem: Portal Consumidor Anacom