A Global Biodiversity Information Facility (GBIF), uma infraestrutura internacional da qual Portugal faz parte, anunciou a abertura da edição de 2026 do “Graduate Researchers Award”. Este prémio é direcionado a alunos de Mestrado e Doutoramento, com o objetivo de incentivar a pesquisa e inovação na área de informática aplicada à biodiversidade. Os vencedores serão selecionados com base em critérios como originalidade, inovação e impacto na conservação da biodiversidade, utilizando dados disponíveis através da plataforma GBIF.
Candidatos de cada país serão nomeados pelos nós nacionais, e em Portugal, estudantes de mestrado e doutoramento são elegíveis, contanto que possuam nacionalidade portuguesa ou estejam matriculados em instituições portuguesas. O prazo para envio de candidaturas ao Nó Português da GBIF se encerra em 15 de maio de 2026. Informações detalhadas sobre o processo de inscrição e o prémio podem ser acessadas através do site oficial da GBIF.
Portugal, contando com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), participa ativamente da GBIF, cuja missão é coordenar a normalização, digitalização e disseminação de dados sobre biodiversidade global, contribuindo assim para a ciência e sociedade. Anualmente, a GBIF promove concursos para motivar a inovação e a pesquisa nesta área crucial.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia






