O Conselho Europeu de Investigação (ERC) anunciou, no dia 9 de dezembro, a seleção de 349 projetos para o ERC Consolidator Grant 2025, com o objetivo de financiar a consolidação de equipas de investigação. Dentre os selecionados, dois projetos de investigadores que atuam em Portugal foram contemplados com um total de 4,1 milhões de euros em financiamento.
Com este novo resultado, a pesquisa realizada nas instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) já soma 144 milhões de euros obtidos em concursos do ERC desde o início do Horizonte Europa, programa-quadro de financiamento europeu de pesquisa e inovação de 2021 a 2027. Esse valor está próximo dos 150 milhões captados durante todo o programa anterior, o Horizonte 2020, que abrangeu os anos de 2014 a 2020, mesmo com ainda dois anos de concursos pela frente.
Os vencedores do Consolidator Grant 2025 em Portugal são Juan Álvaro Gallego, que receberá 2,1 milhões de euros para o projeto “SELECT: Sensorimotor Learning and Control Across Timescales”, a ser desenvolvido no novo Centro de Neurotecnologia Regenerativa da Fundação Champalimaud, e Ricardo Araújo, docente do Instituto Superior Técnico e investigador no Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), que obterá 2 milhões de euros para seu projeto “DEDALUS: The Labyrinth of Warm-Bloodedness: a journey into the origins of dinosaur-bird endothermy via semicircular canal biomechanics”.
Ricardo Araújo tem o suporte do Programa ERC-Portugal da FCT, especificamente do programa-eixo ERC-PT A-Projects, que visa financiar a capacitação de candidaturas classificadas como A, mas que não foram selecionadas para o financiamento do ERC. Mais informações sobre este programa estão disponíveis no site da FCT.
A FCT tem implementado uma série de iniciativas inovadoras para apoiar a participação nacional nos concursos do ERC, desde a preparação de propostas até a estabilização de investigadores em cargos permanentes no exterior (ERC-PT Careers – Attract) e em Portugal (ERC-PT Careers – Retain). O Programa ERC-Portugal inclui programas como Pre-Assessment para suporte na preparação de propostas, ERC A-Projects para financiamento de candidaturas de alto desempenho não selecionadas, e ERC-PT Careers, focado na atração e retenção de pesquisadores com projetos ERC.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia





