Até o dia 23 de junho, a sede das Nações Unidas em Nova Iorque está sediando a Reunião de Alto Nível sobre o HIV/Aids, uma oportunidade crucial para fortalecer o compromisso global no combate ao vírus da imunodeficiência humana. O evento ocorre em um momento crítico, onde desafios emergentes ameaçam os avanços já conquistados. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou que, apesar do progresso inegável, ele se torna cada vez mais vulnerável a crises que se sobrepõem.
Nesse contexto de incerteza global, a reunião tem como objetivo reafirmar o compromisso coletivo de erradicar a Aids como ameaça à saúde pública até 2030. A iniciativa visa garantir que a resposta ao HIV permaneça visível e financiada adequadamente, protegendo os avanços alcançados até o momento. A ONU destaca que cerca de 9,2 milhões de pessoas ainda carecem de acesso ao tratamento, evidenciando as desigualdades estruturais no acesso a serviços de saúde e financiamento relacionado ao HIV.
Entre os principais objetivos do encontro está a definição de novos compromissos para erradicar a epidemia até 2030, promovendo a atuação coordenada de líderes, países, comunidades e parceiros institucionais na luta contra o vírus. A nova Declaração Política das Nações Unidas sobre o HIV e Aids que será aprovada durante a reunião servirá como um guia para a colaboração global nos próximos cinco anos, atuando como o único mecanismo de responsabilização para os esforços de todos os Estados-membros.
O apoio à nova declaração política por parte dos Estados-Membros refletirá um compromisso renovado para acabar com a doença como uma ameaça à saúde pública até 2030, uma meta que está alinhada com o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS 3, estabelecendo uma base sólida para a resposta coletiva nos anos seguintes.
Origem: Nações Unidas






