NVIDIA Investirá Bilhões na xAI de Elon Musk em Grande Rodada de Financiamento
A NVIDIA anunciou um investimento potencial de até 2 bilhões de dólares na xAI, a empresa de inteligência artificial de Elon Musk, que está levantando um total de 20 bilhões de dólares em uma megarronda de capital e dívida. Este arranjo inclui um veículo de propósito especial (SPV) que adquirirá GPUs da NVIDIA e as alugará para a xAI durante cinco anos, facilitando a rápida implementação do supercomputador Colossus 2.
Esse movimento ocorre apenas 48 horas após a OpenAI e a AMD comunicarem um acordo multianual para a entrega de 6 GW de GPUs Instinct, com o primeiro lote previsto para o segundo semestre de 2026. Ambas as parcerias consolidam um padrão emergente de “alianças de capital e suprimento”, que visam acelerar a infraestrutura e garantir demanda em um mercado estressado.
Conforme apurado por veículos como a Bloomberg e a Reuters, o objetivo da xAI foi elevado para 20 bilhões de dólares, sendo aproximadamente 7,5 bilhões em equity e até 12,5 bilhões em dívida. A NVIDIA, por sua vez, pretende investir até 2 bilhões na parte acionária, enquanto outras instituições financeiras, como a Apollo Global Management e a Diameter Capital, participarão na estrutura de dívida.
Este novo modelo de financiamento, que combina dívida colateralizada em hardware com participação do fornecedor, foi apelidado de “financiamento circular”. Tal abordagem traz benefícios claros, como a aceleração dos projetos e a sinalização de confiança mútua, embora sejam necessárias análises sobre o impacto sobre a concorrência e os preços.
Simultaneamente, o acordo entre OpenAI e AMD estabelece um marco importante, já que a OpenAI poderá adquirir até 10% das ações da AMD a um preço muito baixo, condicionado ao cumprimento de determinados prazos e metas de entrega.
A longo prazo, esse novo modelo pode resultar em três significativas consequências estratégicas: a garantia da demanda, um realinhamento competitivo que pode beneficiar a AMD e a necessidade de investimentos em infraestrutura de energia e datacenters, que são essenciais para suportar a nova demanda de chips e unidades de processamento.
Entretanto, analistas já levantam preocupações sobre a possibilidade de uma repetição dos erros do passado, em referência ao “vendor financing” dos anos 2000. Com regulação mais apertada no horizonte, fica o alerta sobre como essas interdependências financeiras poderão afetar o mercado e a mesma relação entre fornecedor e cliente.
Nos próximos meses, o mercado estará atento ao fechamento formal da rodada de investimento da xAI, à implementação do Colossus 2 e ao avanço dos projetos da OpenAI e AMD, que estão claramente em um rumo de crescimento acelerado.

