Os designers portugueses Rui Marques e Ricardo Sousa, recém-licenciados em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e fundadores do erre studio, conquistaram um prémio de Prata na edição de 2025 dos ADCE Student Awards, que visam destacar o talento emergente do design europeu. A dupla foi reconhecida na categoria Typography pelo seu projeto PINHAIS Typeface, desenvolvido durante o período de estudos sob a orientação do docente Pedro Amado.
Criado em 2021, o erre studio define-se como uma plataforma colaborativa que promove o design como um espaço de experimentação e diálogo, tratando o erro como um método criativo essencial para a descoberta. Rui Marques e Ricardo Sousa têm construído um percurso conjunto que inclui colaborações com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e a co-fundação do projeto Fora d’Horas, buscando sempre errar e explorar novas possibilidades.
A gala dos ADCE Student Awards 2025 ocorreu em Barcelona no dia 19 de novembro. Além do prémio de Prata para os designers da FBAUP, outros dois prémios de Bronze foram atribuídos a projetos portugueses na categoria Brand/Communication Design. No total, 57 projetos foram premiados entre quase 300 candidaturas de 19 países europeus, destacando a qualidade e inovação do design proveniente de Portugal.
Origem: Universidade do Porto






