A inovação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) atinge novos patamares com o lançamento do protótipo da MotoStudent FEUP, uma moto elétrica projetada para competição. Após o sucesso de outros projetos como o veículo elétrico de condução autónoma e o barco solar, a MS FEUP se prepara para fazer sua estreia no dia 25 de setembro, às 17h00, no Auditório José Carlos Marques dos Santos da FEUP.
Esse projeto, denominado MS01, é o resultado de quase dois anos de trabalho colaborativo entre estudantes de várias disciplinas. O lançamento do protótipo antecede a participação da equipe na competição internacional MotoStudent, que ocorrerá em Aragão, Espanha, de 15 a 19 de outubro, reunindo mais de 80 equipes de universidades ao redor do mundo.
No centro do desenvolvimento, destaca-se uma bateria de alta tensão, especificamente projetada para a competição, que compreende mais de 300 células cilíndricas de iões de lítio. Com uma tensão máxima de 114 V e uma capacidade nominal de 5,7 kWh, essa bateria representa a principal fonte de energia do veículo.
Além da bateria, a equipe também desenvolveu placas eletrónicas (PCBs) em diferentes níveis de complexidade, que asseguram segurança e integração com os sistemas da moto. Junto a isso, uma dashboard inovadora foi feita para fornecer ao piloto dados em tempo real sobre o desempenho do protótipo, permitindo decisões informadas durante a corrida.
Composta por 42 estudantes das áreas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial, a MotoStudent FEUP é um exemplo claro da capacidade colaborativa e inovadora da FEUP, destacando-se no panorama da engenharia em Portugal.
Origem: Universidade do Porto
