A professora catedrática aposentada Deolinda Lima, reconhecida internacionalmente pelos seus estudos sobre os mecanismos de processamento da dor no sistema nervoso, faleceu no último sábado, dia 20 de junho, aos 73 anos, em decorrência de uma doença. Com uma formação em Medicina, Deolinda Lima dedicou mais de quatro décadas de sua vida à investigação na área das Neurociências, tendo coordenado projetos significativos no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e, mais recentemente, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).
Ao longo da sua carreira, Deolinda destacou-se por sua contribuição substancial para o avanço do conhecimento sobre a dor, trabalhos que impactaram tanto a compreensão científica como o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. Além de publicar quase uma centena de artigos científicos, foi uma figura influente na área, desempenhando papéis importantes na FMUP, como Vice-Presidente do Conselho Científico e Diretora do Departamento de Biologia Experimental.
Seu trabalho foi amplamente reconhecido, recebendo diversos prêmios ao longo da carreira, incluindo a Medalha de Mérito Científico em 2019. No seu legado, Deolinda Lima sempre colocou em evidência a conexão entre a prática médica e a investigação, ressaltando a importância de buscar respostas em Neurociências. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto lamenta a perda de uma de suas mais proeminentes figuras, cujo compromisso com a ciência e o ensino deixou uma marca indelével.
Em uma nota de pesar, o professor emérito Francisco Cruz enfatizou o “legado notável” deixado por Deolinda, afirmando que “seu exemplo e seus ensinamentos permanecerão na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar com ela”. As cerimônias fúnebres serão restritas à família e amigos próximos, refletindo a intimidade de sua partida.
Origem: Universidade do Porto






