No início de outubro, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) realizou uma viagem técnica ao Arquipélago dos Açores. O objetivo era avaliar as condições dos edifícios judiciais sob sua responsabilidade e verificar o andamento das obras em curso.
Durante a visita, as equipes do IGFEJ inspecionaram os Palácios da Justiça localizados na Praia da Vitória, Angra do Heroísmo, Horta e Velas. Em especial, notaram a conclusão de obras importantes com o intuito de modernizar e conservar essas infraestruturas, visando melhorar as condições tanto de trabalho quanto de atendimento ao público.
Na ilhaconhecida como Terceira, o Palácio da Justiça da Praia da Vitória passou por uma significativa intervenção, que incluiu a instalação de um sistema de ar condicionado e ventilação mecânica na sala de audiências e no arquivo. Já em Angra do Heroísmo, parte do antigo espaço prisional foi reformulada para abrigar gabinetes do Ministério Público, além da revitalização das instalações sanitárias.
Outra parada importante foi na Cadeia de Apoio da Horta, na ilha do Faial, onde está prevista uma empreitada de reabilitação e conservação, a ser promovida pelo município em parceria com o IGFEJ. Neste mesmo local, um sistema de ar condicionado foi recentemente instalado, melhorando o conforto térmico em todos os espaços usados permanentemente.
Na ilha de São Jorge, o IGFEJ recebeu a empreitada de conservação do Palácio da Justiça de Velas, que envolveu reparos e pintura nas fachadas, além da manutenção da cobertura do edifício anexo, que abriga um núcleo prisional.
A visita finalizou na ilha de São Miguel, onde foi realizada uma vistoria no edifício do Palácio Marquês da Praia e Monforte, com a finalidade de identificar futuras intervenções necessárias para garantir a integridade e funcionalidade das instalações. A atuação do IGFEJ reflete um compromisso contínuo com a melhoria das condições judiciárias em todo o arquipélago.
Origem: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça


