Bruno Magalhães, docente da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi laureado no dia 5 de dezembro com o Prémio “Valor e Excelência 2025” na categoria de Investigação, em cerimônia que ocorreu durante a IV Convenção Internacional dos Enfermeiros e II Encontro de Enfermeiros Gestores, realizado em Fátima. O evento teve como tema central “Liderar com Valor, Cuidar com Excelência”.
A Ordem dos Enfermeiros atribuiu este prémio como reconhecimento pela “produção de conhecimento que contribui para a evidência científica e projeta a Enfermagem no plano internacional”. Magalhães recebeu a distinção com “enorme honra e gratidão”, enfatizando que o reconhecimento é um “reflexo de um percurso construído com dedicação, rigor científico e profundo compromisso com o avanço do conhecimento em Enfermagem”. O laureado expressou também o seu agradecimento à Ordem dos Enfermeiros e à UTAD pelo apoio recebido, destacando a colaboração de colegas e estudantes.
Este prémio se soma a outras distinções recebidas por Magalhães, como o “Valor e Excelência 2023” na categoria Empreendedorismo e Inovação por seu trabalho na saúde digital. Como integrante do RISE-Health, a maior unidade de investigação em Portugal, ele se destaca na busca de soluções inovadoras para os desafios da saúde, com foco em tecnologias digitais e inovação em saúde. Sua investigação promove a articulação entre a prática clínica, ensino e o desenvolvimento de projetos que geram valor social, reforçando o compromisso da UTAD com a transformação digital na saúde.
Além disso, Bruno Magalhães foi reconhecido internamente com o “Prémio Investigador Jovem do Ano 2024 da UTAD”, pela sua contribuição e impacto nas Ciências da Saúde, Oncologia e Enfermagem. Esse reconhecimento é uma prova do seu compromisso com a excelência na Enfermagem e a afirmação da profissão na esfera nacional e internacional.
Origem: UTAD






