Seis projetos inovadores criados por jovens investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) foram destacados na segunda edição das Jornadas da Psicologia e Ciências da Educação, que ocorreram no último dia 3 de dezembro. Nesta edição, foram premiados dois projetos na área das Ciências da Educação, sendo um deles intitulado “Inclusão linguística de migrantes em Portugal na Porto Solitária”, desenvolvido por Maria Cristina Santos Moreira, Mayk Rezende Barcelos e Amadú Sané Cacheu. O outro projeto premiado foi de Ivo Fernandes e aborda as perceções sobre a integração e o sentimento de pertença no Ensino Superior.
Na área da Psicologia, quatro projetos foram igualmente destacados. A pesquisa de Isabel Rasteiro, que examina as necessidades relacionais e a saúde mental dos jovens adultos em Portugal, foi uma das vencedoras. Outro projeto premiado, de Soraia Gonçalves Pita, investiga a capacidade de pessoas que já experienciaram reclusão para detectar mentiras, comparando com a população geral. A temática da transição para a parentalidade foi abordada por Nicolle Cordeiro de Sousa Bolzan, enquanto Sara Tavares Pinto focou nas relações parentais e no comportamento pró-social em idade pré-escolar, destacando o papel da empatia.
Cada um dos projetos premiados recebeu um incentivo de 500 euros, destinado a apoiar a participação contínua dos jovens investigadores em encontros científicos no ano seguinte. Alessandra Souza, professora do Departamento de Psicologia da FPCEUP e organizadora do evento, enfatizou a importância das Jornadas como um espaço de discussão e troca de conhecimentos entre estudantes dos dois departamentos da FPCEUP, além de destacar o reconhecimento do esforço e talento dos jovens investigadores envolvidos.
O evento contou com o apoio institucional dos Conselhos Executivo e Científico da FPCEUP, assim como das Direções dos Departamentos de Psicologia e Ciências da Educação, e de outras entidades. O livro de resumos da segunda edição das Jornadas está disponível para consulta online.
Origem: Universidade do Porto






