A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, em parceria com a associação Aproximar, realizou a Formação Transnacional CoPPer em Lisboa, um evento que durou três dias, de 12 a 14 de maio de 2025, no espaço HUB da Justiça. O encontro reuniu participantes de diversos países europeus e teve como objetivo discutir como o voluntariado pode fortalecer os serviços de reinserção social.
Durante o evento, os participantes exploraram os ecossistemas de reinserção social de seus países, compartilharam práticas e testaram habilidades fundamentais necessárias para o trabalho voluntário. A programação também incluiu reflexões sobre experiências pessoais e seu impacto nas comunidades locais.
O projeto CoPPer, coordenado pela Confederação Europeia de Probation, visa desenvolver um quadro comum para o envolvimento de voluntários na reinserção social, utilizando ferramentas de formação prática, pesquisa e intercâmbio internacional.
Com a presença de especialistas internacionais, a formação também ofereceu workshops práticos e um fórum online que contou com palestrantes de países como Áustria, Japão e Grã-Bretanha. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais teve a oportunidade de compartilhar suas boas práticas no contexto de execução de penas em Portugal e de coletar insights sobre abordagens de reinserção em outros países, contribuindo para a criação de sistemas de reinserção mais robustos e inclusivos na Europa.
Origem: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça