FCC Construção foi escolhida para liderar o projeto da fase 2 do metrô da Segunda Avenida em Nova York, após vencer um contrato avaliado em mais de 1,5 bilhão de euros. O consórcio Connect Plus Partners, formado pela união da FCC e Halmar International, apresentou uma proposta inovadora e econômica para a criação de dois novos túneis, que facilitarão a construção de estações direcionadas ao bairro de Harlem. Essa expansão marca um avanço significativo na extensão da linha do metrô, que se almeja crescer do Upper East Side até East Harlem.
O contrato também prevê a transformação de um túnel de 762 metros, originalmente construído na década de 1970, em uma estação, o que ajudará na contenção de custos. Além disso, a obra envolverá a escavação de um túnel de 2.560 metros até a Malcolm X Boulevard, bem como a criação de poços para edifícios de apoio e acessos futuros.
A tecnologia a ser empregada inclui duas tuneladoras de densidade variável, fabricadas na Alemanha, que possuem a capacidade de adaptar-se a diferentes tipos de solo sem a necessidade de desmontagem. Estima-se que, juntamente com a fase 1 do projeto, que se estende da rua 72 à rua 96, a nova linha da Segunda Avenida terá a capacidade de transportar até 300 mil passageiros diariamente.
Com uma vasta experiência na construção de linhas de metrô em cidades ao redor do mundo, a FCC Construção traz um histórico de projetos desenvolvidos em locais como Madrid, Barcelona, e Doha, consolidando-se como uma das principais responsáveis por infraestrutura de transporte urbano.
Origem: FCC