FCC Construcción e Ferrovial conquistaram o primeiro trecho da nova Linha de Alta Velocidade (LAV) Burgos-Vitória, entre Pancorbo e Ameyugo, que totaliza 8,4 km, pelo valor de 323 milhões de euros. O contrato abrange a construção da plataforma onde será instalada a linha, que será de via dupla e de largura padrão. Este trecho, localizado na província de Burgos, apresenta um desafio técnico considerável, uma vez que 77% do percurso passa por uma série de três túneis e três viadutos.
As estruturas mais notáveis incluem o túnel de Pancorbo, com 4 km de extensão, que atravessa os Montes Obarenes, e o viaduto de 1,1 km, que se eleva sobre a autoestrada SC-BU-7 e o Arroyo de la Llosa. A nova linha representará um importante avanço na conexão do País Basco à rede de alta velocidade, uma das mais extensas da Europa, com 4.000 km, melhorando a comunicação e reduzindo os tempos de viagem com o centro e outras regiões do país.
Esse projeto também é um passo significativo para o desenvolvimento do Corredor Atlântico, seguindo a continuidade da Linha de Alta Velocidade Madrid-Valladolid-Burgos, não apenas até o País Basco, onde se conectará à rede em construção entre as três capitais do País Basco, mas também até a fronteira com a França. A implementação dessa linha visa reforçar a coesão e a integração territorial na região.
Origem: FCC