Nos dias 2 e 3 de julho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu a terceira edição do Fórum de Inovação Pedagógica, promovido pela Pró-Reitoria para a Inovação Pedagógica. Este evento serviu para reafirmar a posição da UTAD como uma referência no que diz respeito ao sucesso académico, práticas pedagógicas inovadoras e ao desenvolvimento de competências docentes.
Com a presença de docentes, investigadores, estudantes e colaboradores não docentes, o fórum facilitou um diálogo enriquecedor sobre os desafios contemporâneos do ensino superior, promovendo abordagens pedagógicas mais eficazes e centradas no estudante. O evento contou com keynotes de especialistas, como Geir Gunnlaugsson, docente da Universidade de Uppsala, que discutiu a importância do desenvolvimento profissional docente. No segundo dia, Luciana Bessa, da UTAD, apresentou uma inovação no uso da realidade virtual no ensino por meio do Laboratório MASSIVE.
As mesas redondas exploraram questões cruciais para o futuro da educação, incluindo a utilização de inteligência artificial e a valorização da pedagogia. Estudantes e docentes de várias escolas participaram ativamente, trazendo diversas perspectivas para os debates.
Um dos momentos altos do evento foi a apresentação dos Projetos de Inovação Pedagógica, que premiará três iniciativas com um financiamento de 2.000€ cada, destacando a criatividade dos docentes. Os projetos vencedores incluem a criação da Rota do Vinho na Bélgica e Países Baixos, uma abordagem de aprendizagem imersiva na Engenharia e Medicina Veterinária, e um modelo animal para aquisição de competências médico-veterinárias.
Complementando o fórum, a UTAD organizou uma Semana da Inovação Pedagógica, com workshops sobre temas como inteligência artificial generativa e metodologias de aprendizagem ativa. O grande número de participantes revelou o interesse e a necessidade de um espaço para experimentar e partilhar novas práticas educativas.
A iniciativa evidenciou o compromisso da UTAD em promover um ensino superior mais dinâmico e inovador, assegurando a valorização da carreira docente e do sucesso académico dos estudantes.
Origem: UTAD