Uma equipe de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) conquistou o terceiro lugar na Competição Nacional do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2025, realizada no último dia 9 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O produto inovador, intitulado Briza, é uma kombucha alcoólica artesanal, desenvolvida pelos alunos do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar.
Formada por Isabella Lobo da Silva, Lara Machado, Luan dos Santos Marvão, Maria Eduarda Albuquerque e Mariana Sousa Silva, a equipe recebeu um prêmio de 500 euros pela sua criação, que impressionou o júri do concurso. Além da Briza, a FCUP também brilhou com o Pro-Boost, um snack com probióticos naturais, criado por outros estudantes do mesmo mestrado: Clara Leite Marques, Inês Ferro Pires, Marta Cardoso da Rocha e Sara Ferreira Sousa.
O desempenho das equipes foi apoiado por docentes e pesquisadores do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território e do GreenUPorto. A participação no Prémio ECOTROPHELIA está integrada nas atividades da unidade curricular de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, que adota uma abordagem pedagógica inovadora, recentemente reconhecida com o 1º Prêmio do “Prémio Prática Pedagógica Inovadora 2024/2025” da Universidade do Porto.
Origem: Universidade do Porto