Ricardo Ferreira, estudante do Programa Doutoral em Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da U.Porto e investigador do INESC TEC, conquistou o prémio Best Student Paper na 25.ª edição da Conferência Internacional de Bioinformática e Bioengenharia (BIBE 2025), que decorreu em Atenas, Grécia. O galardão distinguiu a apresentação do trabalho “Assisted Vascular Analysis (AVA) for Deep Inferior Epigastric Perforators: Pipeline Analysis“, publicado em coautoria com Helder Oliveira, João Silva, Miguel Romariz, Ricardo J. Araújo, David Pinto, João Santinha e Pedro Gouveia.
O estudante apresentou um algoritmo da sua criação, o AVA, que visa auxiliar no planeamento cirúrgico, especialmente na reconstrução mamária, permitindo a identificação e caracterização precisa dos perfurantes epigástricos inferiores profundos (DIEPs), fundamentais para o sucesso da cirurgia. A seleção inadequada do vaso pode comprometer a viabilidade dos tecidos, aumentar o risco de complicações e prolongar o tempo cirúrgico. Neste contexto, a ferramenta desenvolvida por Ferreira pode ser um elemento essencial para melhorar os resultados cirúrgicos.
Essa inovação representa um avanço significativo na prática clínica, promovendo mais eficiência no planeamento pré-operatório e liberando o tempo das equipas médicas. Ricardo Ferreira, que completou a licenciatura e o mestrado em Engenharia Biomédica, é investigador no INESC TEC desde 2023. A BIBE 2025, considerada uma das conferências mais relevantes nas áreas de Bioinformática e Bioengenharia, também contou com a participação de outros estudantes de doutoramento da Faculdade de Engenharia, como Joana Sousa e Pedro Lima, que apresentaram os seus próprios projetos de investigação.
Origem: Universidade do Porto






