Mafalda Moreira, estudante do 1.º ano do Doutoramento em Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi laureada com o Young Researcher Award na conferência E-MRS Spring Meeting 2025, um dos mais importantes eventos mundiais na área da Ciência dos Materiais. O prêmio foi concedido em reconhecimento ao seu trabalho intitulado “Flexible Approach for Tuning Quantum Transport in Topological Insulator Thin Films”.
O projeto de investigação de Moreira se concentra na integração de isoladores topológicos em substratos flexíveis, visando o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos de spin que sejam compatíveis com processos industriais, destacando-se para futuras tecnologias de memória e computação. A estudante foi a primeira autora de uma publicação na renomada revista Advanced Functional Materials, onde sua equipe relatou a primeira observação de assinaturas de estados de superfície topológicos em filmes finos de Bi₂Te₃.
Os resultados da pesquisa revelaram avanços significativos na transição da física dos materiais quânticos para aplicações práticas, uma vez que as assinaturas observadas mantêm-se estáveis mesmo em condições de deformação mecânica. Este êxito segue-se ao reconhecimento da estudante, que também recebeu o prêmio de melhor apresentação oral em outra conferência organizada pela IEEE Magnetics Society.
Moreira realiza sua pesquisa no Laboratório de Materiais e Tecnologias Emergentes (LapMET), sob a supervisão dos professores André Pereira e Eduardo Castro, juntamente com a pesquisadora Ana Pires. Com essa premiação, ela se junta a um grupo crescente de alunos e ex-alunos da FCUP que têm conquistado reconhecimento internacional na esfera da E-MRS.
A conferência E-MRS Spring Meeting 2025, que ocorreu de 26 a 30 de maio em Estrasburgo, França, reúne anualmente mais de 2000 participantes da academia e da indústria, promovendo o intercâmbio dos mais recentes avanços nas áreas de Ciência dos Materiais e Tecnologia.
Origem: Universidade do Porto