Rita Pinto, recentemente doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi premiada com o prémio de Melhor Comunicação na 22.ª European Conference on Developmental Psychology (ECDP 2025). Esta conferência, realizada entre 25 e 29 de agosto em Vilnius, na Lituânia, é uma das mais respeitadas a nível internacional na área da Psicologia do Desenvolvimento.
A investigadora apresentou sua tese no formato “5-Minute Thesis Presentation”, um desafio que convida doutorandos a resumir suas pesquisas de maneira clara e sucinta. O trabalho vencedor, intitulado “Evaluating the Implementation and Sustainability of an Evidence-Based Parenting Program in Real-World Settings”, investigou a eficácia e a manutenção de um programa de parentalidade baseado em evidências, implementado em instituições comunitárias em Portugal que atendem famílias vulneráveis.
O estudo contou com a orientação das professoras Ana Catarina Canário e Orlanda Cruz, da FPCEUP, e de Maria José Rodrigo, da Universidad de La Laguna, na Espanha. O prémio foi concedido pela WEMP Foundation, que se dedica à promoção do bem-estar familiar e da saúde mental infantil. O júri elogiou a relevância científica e social da pesquisa, assim como sua qualidade metodológica e clareza na apresentação.
Além de Rita Pinto, as investigadoras Charlotte Casey, da University of Queensland, na Austrália, e Serena Maria Stagnitto, da Università di Pavia, na Itália, também foram reconhecidas com prêmios nesta edição da conferência.
Origem: Universidade do Porto