O capítulo português do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) reconheceu Ana Catarina Gomes, mestra em Ciência de Dados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com o prêmio IEEE Portugal Outstanding MSc Thesis Award 2025. Esta distinção é concedida às melhores dissertações de mestrado em Portugal nas áreas técnicas abrangidas pelo IEEE.
A dissertação de Ana, intitulada “Active Inference against Federated Learning: Attacks and Solutions”, investiga a privacidade de dados em modelos de machine learning, focando especificamente em mecanismos de aprendizagem distribuída como Federated Learning (FL). Este método visa aliviar as preocupações sobre a privacidade dos dados utilizados no treinamento por meio de descentralização.
Ana Catarina explica que sua pesquisa propôs novos ataques ativos contra o Federated Learning, capazes de inferir atributos sensíveis relacionados à privacidade, como a localização de um utilizador em um smartphone. De acordo com ela, embora técnicas diretas para preservar a privacidade, como o FL, sejam eficazes, elas introduzem vulnerabilidades ainda pouco exploradas, levando a uma falsa sensação de segurança.
Além de propor técnicas alternativas de detecção e mitigação para esses ataques ativos, seu trabalho busca equilibrar o compromisso entre privacidade e utilidade, sendo eficaz contra ameaças que geralmente são subestimadas. Essa questão se torna cada vez mais relevante em um contexto de crescimento acelerado da inteligência artificial.
O trabalho de Ana Catarina foi orientado pelo professor da FCUP e investigador do INESC TEC, João Vilela. Recentemente, a estudante também foi premiada com a melhor média do mestrado em Ciência de Dados na 5.ª edição da Cerimónia de Prémios e Distinções da FCUP, consolidando sua posição como uma das promessas na área da tecnologia e pesquisa em Portugal.
Origem: Universidade do Porto






