O Concurso Nacional “Postais de Natal 2025”, promovido pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), divulgou os resultados de sua edição, que teve como principal objetivo estimular a criatividade e oferecer uma expressão artística aos participantes em contexto de privação de liberdade.
Neste ano, foram recebidos 50 trabalhos, oriundos de estabelecimentos prisionais e centros educativos de todo o país. Os vencedores foram selecionados através de um processo de votação que envolveu um júri composto por representantes da DGRSP.
No segmento dos estabelecimentos prisionais, o postal vencedor foi o enviado pelo Estabelecimento Prisional de Guimarães, sendo destacado pela sua originalidade e estética. Em segundo lugar, ficou o trabalho do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo F, enquanto o terceiro lugar foi atribuído ao Estabelecimento Prisional Vale de Judeus.
Nas categorias de centros educativos, o Centro Educativo dos Olivais conquistou o primeiro lugar, com o Centro Educativo de Santo António e o Centro Educativo Padre António Oliveira em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Os postais premiados serão reproduzidos e distribuídos, permitindo que a arte e a criatividade dos detentos e jovens em centros educativos ganhem visibilidade nesta época festiva. A iniciativa, além de proporcionar uma atividade lúdica, busca também promover a reintegração social e a valorização do potencial artístico dos participantes.
Origem: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça





