A Comissão Europeia propôs hoje a simplificação da coleta e compilação de estatísticas sobre a pesca e a aquicultura na Europa. A nova proposta substitui cinco conjuntos de regras existentes por um único sistema integrado e simplificado, visando reduzir a carga de relatório dos Estados-Membros.
Essa mudança permitirá a reutilização de dados administrativos já coletados pela Comissão Europeia para a elaboração de estatísticas oficiais sobre pesca e aquicultura. Com isso, o Eurostat poderá produzir estatísticas sobre as capturas e a frota pesqueira da União Europeia sem exigir relatórios adicionais dos Estados-Membros, eliminando a duplicidade e economizando tempo e recursos.
Além disso, a proposta introduz, pela primeira vez, a coleta de dados sobre capturas descartadas, pesca recreativa, espécies sensíveis, desembarques de frotas de países terceiros em portos da UE e produção de aquicultura orgânica. A nova estrutura de dados também permitirá a produção de números mais agregados a serem transmitidos a organizações internacionais, promovendo a cooperação global.
Valdis Dombrovskis, Comissário para Economia e Produtividade, Implementação e Simplificação, afirmou: “Com esta proposta, o processo de coleta de dados sobre pesca e aquicultura em toda a UE será simplificado e as estatísticas se tornarão mais acessíveis e utilizáveis por todos. Ao reutilizar dados existentes de maneira inteligente, estamos garantindo que as políticas da UE sejam melhor informadas e mais eficientes para apoiar uma prosperidade sustentável.”
Costas Kadis, Comissário para Pesca e Oceanos, destacou: “Esta proposta não apenas melhorará a qualidade e a disponibilidade dos dados de pesca e aquicultura, mas também reduzirá o ônus administrativo sobre os Estados-Membros. Isso nos permitirá tomar decisões mais bem informadas e apoiar a sustentabilidade de nossas pescas a longo prazo de maneira mais eficiente.”
Origem: Oceanos e pescas Europa