A partir de 1 de janeiro de 2026, o Chipre assumiu a Presidência do Conselho da União Europeia por um período de seis meses, com o lema “Uma União autónoma. Aberta ao mundo”. Este momento marca uma nova fase para o país, que já se preparou para liderar as discussões e decisões em nível europeu, priorizando questões de segurança, defesa e preparação, competitividade, e uma união inclusiva baseada em valores comuns.
As diretrizes centrais da Presidência cipriota incluem o fortalecimento da segurança interna através da colaboração entre Estados-Membros e agências da UE para combater a criminalidade transnacional e novas ameaças tecnológicas. Além disso, o Chipre busca promover os princípios fundamentais da União Europeia, como o Estado de Direito e a igualdade de acesso à justiça para todos os cidadãos europeus.
No campo da justiça, o Chipre também pretende impulsionar a ratificação da Convenção de Nicósia, que visa intensificar a luta contra o tráfico de bens culturais. Outro objetivo da presidência será finalizar as negociações sobre o regulamento referente à filiação e iniciar diálogos com o Parlamento Europeu sobre a proteção de adultos.
À medida que o Chipre assume esse papel de destaque, o país espera não apenas fortalecer suas próprias políticas, mas também contribuir para um futuro mais seguro e coeso para toda a União Europeia. Os cidadãos e instituições têm a oportunidade de acompanhar mais sobre as iniciativas e planos da presidência através da página oficial dedicada ao evento.
Origem: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça






