A quarta edição do BlueInvest Africa acontecerá em novembro de 2026, em Cape Town, na África do Sul, com as inscrições para pitches abertas até o dia 13 de fevereiro de 2026. Desde sua criação em 2022, o programa já deu suporte a mais de 80 startups inovadoras, selecionadas entre mais de 700 inscrições, e conectou esses empreendimentos a mais de 40 investidores comprometidos com o impacto oceânico na África.
Podem se inscrever startups e pequenas e médias empresas registradas e ativamente operando em um país membro da União Africana que atuem na economia azul. Isso inclui áreas como pesca sustentável, aquicultura, tecnologia azul, energias renováveis marinhas, transporte marítimo e turismo costeiro, além de iniciativas de economia circular e redução da poluição. Os critérios completos de elegibilidade estão detalhados nas diretrizes de inscrição disponíveis no site do evento.
A participação oferece uma oportunidade para os empreendedores apresentarem seus negócios a investidores públicos e privados de alto nível, além de se beneficiarem de coaching direcionado para pitches e oportunidades de networking. O evento também proporciona visibilidade através de uma plataforma de matchmaking de alto nível e a oportunidade de apresentar soluções em Cape Town, um dos mais vibrantes centros de inovação e impacto oceânico da África.
Na edição de 2025, seis empreendedores se destacaram em áreas como aquicultura, biotecnologia azul e regeneração oceânica, com o Grande Prêmio sendo concedido à STEP Tunisia, por suas inovações em tecnologias de cultivo de peixes no Norte da África. Organizado pela União Europeia em parceria com o Governo da África do Sul, o evento tem como objetivo promover parcerias para inovação sustentável e impacto nas águas costeiras e interiores do continente.
Origem: Oceanos e pescas Europa





