A nona edição do Prêmio Nacional Pyme do Ano está prestes a culminar em uma celebração que destacará as melhores pequenas e médias empresas da Espanha. Com um total de 1.770 empresas participando, as finalistas agora competem pelo cobiçado prêmio, além de quatro accésits nacionais nas categorias de Internacionalização, Inovação e Digitalização, Formação e Emprego, e Pyme Sustentável. Cada uma dessas empresas já havia conquistado prêmios em suas respectivas províncias, destacando-se no cenário empresarial nacional.
Entre as cinco finalistas que disputam o Prêmio Nacional Pyme do Ano 2025 estão Acorde Technologies S.A., uma empresa do setor de tecnologia de rádio frequência baseada na Cantábria, que se destaca nos segmentos aeroespacial e de defesa. A Full Facility Services, originária das Ilhas Baleares, representa a inovação em serviços de engenharia focados na sustentabilidade. De Guipúzcoa, a Hydrogen Onsite S.L. se especializa em projetos de separação de hidrogênio para transporte, enquanto a Imto Pack S.L.U. de Toledo atua no setor de embalagens industriais. Finalizando o grupo, a biotecnológica Tebrio Group S.L. de Salamanca se destaca na criação industrial do inseto tenebrio molitor, que tem aplicações na nutrição animal e vegetal, além de outros usos industriais.
Os accésits também prometem um alto nível de competitividade. Na categoria de Internacionalização, empresas como Caramelos Cerdán S.L. de Murcia, que realiza exportações para 27 países, e a Fluytec S.A. de Vizcaya, que realiza mais de 90% de seu faturamento através da exportação em desalinação, se destacam. A MiiN Cosmetics de Barcelona, focada em cosméticos coreanos, e a Valora Consultores de Gestão de A Coruña, que possui 13 sedes na Europa e América Latina, completam essa seleção.
Na área de Inovação e Digitalização, as finalistas são: Modular System Global de Cáceres, Oncomatryx Biopharma S.L. de Vizcaya, Uarx Space S.L. de Pontevedra e Vexiza de León, que apresentaram projetos inovadores em setores variados, incluindo construção e biotecnologia.
Para o accésit de Formação e Emprego, estão na disputa a Aula 10 Serviços Educativos S.L. de Granada, Coco Solution S.L. de Las Palmas, Padelpoint Europa S.L. de Alicante e Pentakill Studios S.L. de Valladolid, todas atuando em segmentos como educação, marketing digital e desenvolvimento de jogos.
Por fim, as empresas que almejam o accésit nacional de Pyme Sostenível incluem Lain Technologies S.L. de Madrid, com suas tecnologias voltadas para a redução da pegada de carbono; Miguelitos Ruiz de Albacete, que foca na redução do desperdício alimentar; Oxiplant Centro de Transformação do Aço de Asturias, com ênfase na gestão ambiental; e Querqus Sustainable Packing S.L. de Zaragoza, que desenvolve soluções para a valorização de paletes e embalagens de madeira.
O júri do Prêmio Nacional Pyme do Ano 2025, presidido por José Luis Bonet, presidente da Câmara de Espanha, inclui membros proeminentes do Banco Santander e da imprensa. O prêmio, que se estabeleceu como um importante marco para as pymes espanholas, já recebeu a participação de 12.585 empresas desde seu lançamento em 2017.





