A ONU emitiu um alerta sobre a necessidade urgente de contratar 44 milhões de professores qualificados até 2030, para assegurar o acesso à educação de qualidade em todo o mundo. Durante a abertura da Cimeira Mundial sobre Professores em Santiago do Chile, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, ressaltou que muitos docentes enfrentam uma carga excessiva de trabalho e falta de apoio. Ela estimou que aproximadamente US$ 120 bilhões serão necessários anualmente para cobrir os salários desses profissionais até o prazo estabelecido.
Mohammed também destacou a questão da fuga de talentos dentro da educação, apontando que muitas educadoras abandonaram suas carreiras para cuidar da família. Isso ocorre em um setor predominantemente feminino, onde os jovens professores frequentemente desistem logo no início devido a baixos salários e falta de reconhecimento profissional.
Durante sua apresentação, a vice-secretária-geral observou que, apesar do aumento no número de crianças escolarizadas, mais de 40% da população global vive em países que priorizam o pagamento de dívidas em detrimento do investimento em educação e saúde. Nos países de renda baixa, 36% das crianças e jovens estão fora da escola, em contraste com apenas 3% emnações de alta renda.
Para enfrentar esses desafios, Mohammed apresentou cinco áreas prioritárias de ação. Entre elas estão a valorização da profissão docente através de salários justos e contratos estáveis, bem como a necessidade de aumentar o financiamento da educação, enfatizando a importância de investimentos nacionais e medidas de alívio da dívida. A vice-secretária também defendeu a promoção da igualdade de gênero com maior participação feminina na tomada de decisões, a capacitação dos professores como co-criadores de ferramentas digitais e, por fim, a proteção e segurança dos educadores em contextos de conflito.
A Cimeira Mundial sobre Professores é uma colaboração entre a Unesco e o Governo do Chile, destacando a relevância global da educação e a urgência de fortalecer a profissão docente para alcançar os objetivos de aprendizado até 2030.
Origem: Nações Unidas