O imóvel do Hospital Dr. Nélio Mendonça, localizado no Funchal, será vendido, e os recursos obtidos servirão para apoiar a construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira, conforme anunciou o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, nesta sexta-feira, 23 de janeiro. Durante o I Fórum Living Care, realizado no Museu de Imprensa da Madeira, Albuquerque afirmou que a decisão de alienar o espaço já está tomada, ressaltando que a receita dessa venda ajudará a amortizar parte dos custos do novo hospital.
Inaugurado em 1973 e ocupando uma área de aproximadamente 54 mil metros quadrados, o Hospital Dr. Nélio Mendonça foi uma importante instituição de saúde na região. O novo Hospital Central e Universitário, que está em construção na área de Santa Rita, deverá ser inaugurado em 2030 e contará com seis andares acima do nível do solo, além de um piso subterrâneo, totalizando uma área de construção de 172.100 metros quadrados.
Além do anúncio da venda do imóvel, Miguel Albuquerque também comentou sobre atrasos em projetos de lares financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, destacando a ampliação do Lar do Carmo, que aumentará sua capacidade de 120 para 160 camas. O líder madeirense enfatizou a importância de que novos lares sejam instalados em edifícios apropriados para evitar custos excessivos e problemas funcionais. Ele também mencionou a necessidade de avançar na revisão da Lei de Finanças Regionais, indicando que uma reunião do Conselho de Ministros com os presidentes dos Governos Regionais está prevista para formalizar esse processo.
Ler a história completa em Idealista Portugal






