A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto anunciou a abertura das candidaturas para a 13.ª edição da Escola de Startups. Este programa, criado em 2013, tem como objetivo preparar novos empreendedores para enfrentarem os desafios no desenvolvimento de projetos empresariais. Ao longo de três meses, os participantes poderão usufruir de mais de 90 horas de formação que abarcam diversas competências essenciais, desde análise de mercado até marketing e estratégia de investimento.
Os 25 projetos selecionados terão acesso a espaços de trabalho na UPTEC, uma ampla rede de eventos anuais e uma comunidade integrada por investidores e parceiros industriais. As inscrições estão abertas até 21 de setembro de 2025 e podem ser realizadas pelo site da Escola de Startups.
O custo de participação é de 425 euros mais IVA, mas a Fundação Santander Portugal apoiará a inclusão de seis bolsas para mulheres empreendedoras e pessoas de origem africana, além de duas bolsas específicas para projetos nas áreas criativa e cultural. Em suas 12 edições anteriores, a Escola de Startups já apoiou mais de 200 projetos e ajudou na criação de 70 empresas, com investimentos que superam os 65 milhões de euros. Entre os alumni, destacam-se startups como a Addvolt, recentemente adquirida pelo grupo Carrier, mostrando o impacto positivo do programa no ecossistema empreendedorial.
Origem: Universidade do Porto