Menos de um ano após conquistar pela primeira vez o título de campeã nacional universitária de Taekwondo, a Universidade do Porto reafirmou sua superioridade ao conquistar outro título coletivo no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Taekwondo, realizado em 14 de fevereiro de 2026. Com uma impressionante conquista de 14 medalhas, que incluem seis de ouro, três de prata e cinco de bronze, a U.Porto destacou-se entre os 30 clubes universitários presentes no evento, realizado no Centro de Alto Rendimento de Taekwondo, em Vila Nova de Gaia.
As medalhas de ouro foram asseguradas por atletas notáveis, como Ariana Ramalho (FCUP) na categoria de -67kg, Filipa Bastos (ICBAS) em -53kg, Francisco Oliveira (FBAUP) em -68kg, Maísa Monteiro (FMUP) em -57kg, Rafael Azevedo (FCUP) em -54kg e Tiago Reis (ESEP) em -74kg. Além disso, as medalhas de prata foram conquistadas por Dara Carvalho (FCUP) em -73kg, Filipe Martins (FLUP) em -54kg e Matilde Florêncio (FBAUP) em -53kg. Os bronzes foram garantidos por Bárbara Gomes (FBAUP) em -73kg, Dismael Fernandes (FCUP) em -80kg, Gabriel Ferreira (ICBAS) em -74kg, Mafalda Coelho (ICBAS) em -67kg e Sofia Pinto (FEUP) em -62kg.
Sob a orientação do treinador Cláudio Varejão, os atletas da U.Porto mostraram um desempenho notável, enfrentando 89 estudantes-atletas de diversas instituições de ensino superior de todo o país. A vitória no CNU de Taekwondo também garantiu o apuramento da Universidade do Porto para o Campeonato Europeu de Combates, que promete ser um novo desafio para os futuros campeões.
A delegação da U.Porto, composta por estudantes-atletas de seis faculdades diferentes, já se prepara para o próximo desafio, que será o CNU de Karaté, marcado para este sábado em Barcelos, com a participação de 20 atletas da universidade.
Origem: Universidade do Porto






