No próximo dia 11 de dezembro, o Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (CIM-FMUP) será o palco da sessão comemorativa do 25.º aniversário da Unidade de Farmacovigilância do Porto (UFPorto). Este evento, que tem como tema “Farmacovigilância em Transformação: Dados, Ciência e Futuro”, abordará questões cruciais como as “Estruturas e Redes de Farmacovigilância”, “Medicamentos Biológicos e de Terapia Avançada”, “Dados de segurança e Inteligência Artificial em Farmacovigilância” e “Novos horizontes da Farmacovigilância”.
A UFPorto, que conta com uma equipe multidisciplinar de farmacêuticos e médicos, é uma das unidades regionais do Sistema Nacional de Farmacovigilância. Seu papel é vital na monitorização de reações adversas a medicamentos comercializados, bem como na gestão de problemas relacionados à sua utilização na região do Porto.
Esta cerimônia faz parte das celebrações do bicentenário da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, destacando a importância da farmacovigilância no contexto atual e futuro da medicina. A expectativa é que o evento atraiu profissionais da saúde, pesquisadores e estudantes interessados em discutir os desafios e inovações nesta área fundamental para a segurança do paciente.
Origem: Universidade do Porto






