As expectativas crescem em Gaza com o avanço de um possível acordo de paz, impulsionado por uma proposta dos Estados Unidos. De acordo com as agências de notícias, o Conselho de Ministros de Israel deve aprovar o acordo ainda hoje, o que poderia resultar em um cessar-fogo em até 24 horas. Este acordo inclui um prazo de 72 horas para que o Hamas liberte todos os reféns, tanto vivos quanto mortos.
Ricardo Pires, porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), expressou preocupação com a continuação dos bombardeios no norte e sul de Gaza. Ele enfatizou a urgência de um cessar-fogo, destacando a necessidade de proteção para crianças e famílias que buscam abrigo em locais vulneráveis. Pires afirmou que muitas crianças em Gaza vivem em situação de trauma extremo, tendo crescido em um ambiente de violência constante.
Além disso, o porta-voz do Unicef destacou que Gaza se tornou um “cemitério para crianças”, com mais de 20 mil mortes e milhares de feridos. No entanto, ele vê um novo momento como uma oportunidade para a recuperação das crianças e a reconstrução de suas vidas, algo que foi severamente prejudicado nos últimos dois anos.
Os apelos por ajuda humanitária aumentam, com destaque para a necessidade de abrir corredores para a entrega de suprimentos essenciais, não apenas alimentos e medicamentos, mas também equipamentos como incubadoras e cadeiras de roda. A situação de desnutrição entre crianças é alarmante, com mais de 54 mil afetadas, das quais 12,8 mil em estado grave.
Pires também mencionou o desespero enfrentado por recém-nascidos, que muitas vezes precisam compartilhar incubadoras devido à falta de equipamentos adequados. Ele relatou que a visão da destruição em Gaza é “quase apocalíptica”, sublinhando a urgência de medidas para proporcionar um futuro melhor para as crianças.
Reconstruir a vida na região e garantir que as crianças possam voltar à escola é vista como uma prioridade, com o objetivo de eliminar o ciclo de violência que tem afetado a população desde outubro de 2023.
Origem: Nações Unidas

