De 24 a 27 de novembro, o Edifício Abel Salazar da Universidade do Porto será o palco do XI Congresso Internacional sobre Culturas, promovido em colaboração com a Associação Internacional de Pesquisadores de Culturas (InterCult). O evento reunirá pesquisadores de diversas áreas, como artes, patrimônio, filosofia e ciências sociais, para discutir a cultura como um motor essencial de cidadania e transformação social.
Ao longo dos quatro dias, o congresso contará com um painel específico sobre a “Educação para a Interculturalidade, Universidade, Lugar de Cultura”, onde o papel da academia na construção de culturas inclusivas será amplamente debatido. O reconhecido artista não apenas na música mas também nas artes visuais e como curador, Dino D’Santiago, co-coordenará um painel focado em “Culturas Urbanas e Expressões Artísticas”, além de participar de mesas redondas relevantes.
Os temas abordados durante o congresso serão variados, incluindo “Diversidade Cultural e Inclusão: Raça, Género e Sexualidade”, “Políticas para a Cultura e a Democracia”, e “Cultura, Desenvolvimento, Redes e Inteligência Artificial”. Essas discussões proporcionarão uma plataforma rica para o intercâmbio de ideias e experiências entre acadêmicos e profissionais do setor cultural.
Para participar, os interessados devem fazer uma inscrição prévia. A entrada será gratuita para estudantes, docentes, investigadores e técnicos da U.Porto, enquanto alumni pagarão uma taxa de 20 euros. O público geral, incluindo estudantes e docentes de outras instituições, poderá se inscrever por 30 euros. Será ainda possível acompanhar a transmissão ao vivo das mesas-redondas plenárias pelo canal da InterCult.
O congresso é resultado de uma parceria estabelecida em 2024, que une a Universidade do Porto a 24 universidades de Brasil, Portugal e Moçambique, com o objetivo de promover e compartilhar conhecimentos sobre culturas em países de língua portuguesa. Além disso, diversos centros de pesquisa da U.Porto, como o CETAPS, CIIE, CPUP e IS-UP, são parceiros neste importante evento.
Origem: Universidade do Porto






