A Mentoria U.Porto iniciou, em julho, a preparação para o próximo ano letivo com as primeiras formações de mentores para 2025/2026. Sob o tema “Dinâmicas da Mentoria U.Porto e Papel dos Mentores”, estas sessões formativas reuniram cerca de 400 dos mais de 1.700 estudantes mentores inscritos, prontos para ajudar na integração dos novos alunos da universidade.
Até agora, foram realizadas seis formações presenciais que incluíram o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), além das faculdades de Letras, Economia, Ciências e a Escola Superior de Enfermagem (ESEP), que se juntará oficialmente ao Programa de Mentoria U.Porto.
As formações são coordenadas pela equipa técnica da Mentoria U.Porto em colaboração com docentes e comissões de mentores, reforçando a identidade do programa. Para o ano letivo 2025/2026, o número de mentores já ultrapassa os 1.700, incluindo, pela primeira vez, estudantes da Faculdade de Arquitetura e da ESEP.
O ciclo de formações continuará em setembro e outubro, permitindo que todos os mentores estejam bem preparados para receber os novos alunos. A Mentoria U.Porto também está a planejar um novo semestre cheio de atividades, como a receção aos novos estudantes e o III Congresso Ibero-Americano para uma Educação de Qualidade, agendado para 6 e 7 de novembro de 2025.
Este congresso internacional reunirá estudantes, docentes e investigadores de várias instituições da Ibero-América, destacando a Mentoria como uma referência na promoção de uma educação solidária e centrada no sucesso de cada aluno. Já estão confirmadas diversas universidades de Portugal, Espanha, Hungria, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Brasil.
Origem: Universidade do Porto