Chegou ao fim a XIII Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” (2024/2025), promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A competição, que visa estimular a produção de trabalhos escritos sobre a ética no desporto, contou com a participação de 380 trabalhos nas fases regionais, oriundos de todas as regiões de Portugal e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Foram selecionados 32 trabalhos para a fase nacional entre os estudos de escolas secundárias e 16 de estudantes de estabelecimentos prisionais e centros educativos. Os vencedores desta última categoria foram anunciados após a análise do júri. O primeiro lugar foi conquistado por L.A., do Centro Educativo de Sto. António, no Porto, com o texto “A alma da Ética”. J. S., do Estabelecimento Prisional Leiria Jovens, ficou em segundo lugar com “Campeonato do Mundo de Kickboxing”, enquanto D. B., do Estabelecimento Prisional da Covilhã, obteve o terceiro lugar com “A Ética na Vida e no Desporto”.
Além disso, foi atribuída uma Menção Honrosa a A. J., do Estabelecimento Prisional do Funchal, pela obra “Eu amo o desporto com fair-play”. Na fase regional, destacaram-se também vencedores de diversas regiões, refletindo a ampla adesão ao concurso, com um total de 400 candidaturas recebidas.
O concurso, que existe desde 2012, visa, assim, promover a reflexão sobre a ética em diferentes contextos, envolvendo estudantes de diversas origens e realidades sociais.
Origem: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça