Reims deu as boas-vindas a mais de 400 especialistas, formuladores de políticas e profissionais da indústria para a Conferência de Troca da Comunidade do Sistema de Administração e Controle Integrado (IACS), conhecida como ICE. Organizada pela Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia (DG AGRI) em parceria com o Centro Comum de Investigação (JRC) e a Agência Francesa de Serviços e Pagamentos (ASP), a conferência focou em maneiras práticas de como a tecnologia de satélites e os sistemas de dados estão ajudando os Estados-Membros a gerenciar as terras agrícolas de maneira mais eficiente e transparente.
A edição de 2025 destacou o papel transformador dos Sistemas de Monitoramento Baseados em Satélite (AMS) na implementação da Política Agrícola Comum (PAC). Com a automação total dos pagamentos baseados em área, os agricultores podem ajustar suas aplicações quase até a data do pagamento, o que ajuda a evitar penalidades e reduz a papelada. Somente em 2024, mais de 3 milhões de hectares foram corrigidos graças ao AMS.
Durante os painéis de discussão, representantes de vários Estados-Membros enfatizaram a necessidade de colocar o agricultor no centro da PAC pós-2027, garantindo a ele a propriedade de seus dados. Além disso, foram discutidos planos para expandir a Observação da Terra para a saúde das florestas e do solo, além de combinar dados de satélite com outras fontes.
A conferência também abordou a importância do compartilhamento de dados e a continuidade da infraestrutura de satélites, com a comunidade pedindo à ESA e à DG Defesa da Comissão Europeia que mantenham a configuração atual dos satélites Sentinel-2 e apoiem a monitorização agrícola civil. Embora exista um amplo apoio para o compartilhamento de dados do IACS, os participantes concordaram que qualquer compartilhamento deve ser feito com o consentimento dos agricultores.
A ICE de 2025 ofereceu um espaço vital para que Estados-Membros, pesquisadores e a indústria compartilhassem experiências, explorassem novas abordagens e discutissem como as ferramentas digitais podem apoiar melhor os agricultores e as administrações. A conferência reafirmou o papel central da DG AGRI como o maior usuário civil e comprador de imagens de satélites de muito alta resolução, impulsionando a inovação no setor.
A medida que a PAC continua a evoluir, a ICE permanece um fórum-chave para a colaboração, ajudando a garantir que os desenvolvimentos técnicos estejam alinhados com os objetivos políticos e as necessidades da comunidade agrícola.
Origem: Agricultura e desenvolvimento rural Europa


