Na novena edição do Prêmio Nacional Pyme do Ano 2025, a Câmara de Espanha e o Banco Santander destacaram a excelência e o compromisso com a sustentabilidade de várias pequenas e médias empresas (pymes) do país. Entre os agraciados, destaca-se o Tebrio Group S.L., uma empresa biotecnológica que se especializa na criação do inseto Tenebrio Molitor, transformando-o em ingredientes para a alimentação animal e vegetal, além de sua aplicação em usos industriais. Com processos inovadores que demandam significativamente menos recursos em comparação aos métodos tradicionais, a Tebrio contribui para a redução da pegada de carbono global. Atualmente, a empresa está investindo na construção de uma mega fábrica em Salamanca, que gerará 150 empregos diretos e mais de 1.350 indiretos, com uma capacidade de produção que excede 100.000 toneladas anuais.
Outra empresa que se destacou foi a MiiN Cosmetics S.L., especializada na distribuição de cosméticos coreanos, que recebeu o accésit nacional à internacionalização. Com um crescimento notável, a MiiN dobrou sua rede de pontos de venda na Europa e exporta para mais de 30 países, desenvolvendo também suas próprias linhas de produtos na Coreia do Sul.
Já a Oncomatryx Biopharma S.L. foi contemplada com o accésit nacional à inovação e digitalização. Esta biotecnológica está focada no desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de tumores metastáticos, adotando uma abordagem disruptiva que visa atacar o microambiente tumoral em vez de focar diretamente na célula do tumor.
A Coco Solution S.L. também foi premiada por seu compromisso com a formação e o emprego. Esta agência de marketing se destaca por atrair e reter talentos jovens, oferecendo oportunidades de estágios e formação personalizada para seus colaboradores, além de horários flexíveis.
Por último, a Querqus Sustainable Packing S.L. foi reconhecida como a pyme sustentável do ano, devido ao seu trabalho na recuperação e reutilização de paletes e embalagens de madeira. A empresa é líder na promoção de iniciativas de economia circular e participa ativamente de projetos de educação e sensibilização ambiental.
O júri, presidido por José Luis Bonet, presidente da Câmara de Espanha, incluiu destacados líderes dos setores empresarial e de comunicação. Desde sua criação, o Prêmio Pyme do Ano teve a participação de mais de 12.500 pymes, evidenciando a relevância dessas empresas como motores de empleo e riqueza na economia espanhola. Na edição deste ano, 1.770 empresas de todas as 50 províncias do país se inscreveram, o que reforça a força e diversidade do segmento no país.






