Aliança Estratégica da Siemens e Microsoft Visa Transformar o Acesso e Integração de Dados em Edifícios Inteligentes
A Siemens Smart Infrastructure anunciou uma colaboração estratégica com a Microsoft, com o objetivo de transformar a forma como os dados IoT são acessados e integrados no contexto dos edifícios inteligentes. Esta parceria permitirá a interoperabilidade entre a plataforma digital Building X, da Siemens, e o Azure IoT Operations, da Microsoft, facilitada pelo Azure Arc.
Com essa integração, as organizações poderão reduzir em até 80% os esforços de integração, otimizando o funcionamento de suas edificações e avançando em seus objetivos de sustentabilidade. A interoperabilidade facilita o acesso a dados em tempo real para grandes clientes em setores como edifícios comerciais, data centers e instituições de ensino superior. Sensores e dispositivos, incluindo sistemas de climatização (HVAC), válvulas e atuadores, poderão enviar dados automaticamente, permitindo a criação de casos de uso personalizados, como monitoramento de energia e otimização de espaços.
“Esta colaboração com a Microsoft reflete nossa visão compartilhada de liberar todo o potencial do IoT através de padrões abertos e interoperabilidade", afirmou Susanne Seitz, CEO da Siemens Smart Infrastructure Buildings. “O acesso melhorado aos dados permitirá aos gestores de portfólio uma visibilidade mais detalhada sobre métricas críticas, como consumo de energia e eficiência operacional.”
Um dos principais aspectos do acordo é a possibilidade de integrar hardware e software da Siemens sem depender de um ecossistema fechado, graças a uma arquitetura IoT flexível e aberta, que permite um onboarding de dispositivos com um único clique e o eficaz intercâmbio de dados. O projeto é fundamentado em padrões amplamente reconhecidos, como o Web of Things (WoT) do W3C e a Open Platform Communications Unified Architecture (OPC UA).
A interoperabilidade entre o Building X e o Azure IoT Operations estará disponível comercialmente na segunda metade de 2025. “A Siemens compartilha com a Microsoft o compromisso com a interoperabilidade e os padrões abertos em IoT”, declarou Erich Barnstedt, Diretor Sênior do grupo de padrões corporativos da Microsoft. “Este avanço representa um passo importante para que os dados IoT sejam mais acessíveis e úteis para as organizações.”
O Building X é uma plataforma digital destinada à gestão integrada de edifícios, ajudando os clientes a digitalizar, monitorar e otimizar suas operações, apoiando a transição para infraestruturas mais sustentáveis, autônomas e econômicas. Faz parte do Siemens Xcelerator, a plataforma digital aberta da Siemens que acelera a transformação digital de empresas em uma escala global.
A Siemens Smart Infrastructure, com sede em Zug, Suíça, molda o mercado de infraestruturas inteligentes e adaptativas, conectando energia, edifícios e indústrias. A companhia conta com cerca de 78.500 funcionários em todo o mundo. A Siemens AG, por sua vez, é uma líder global em tecnologia nas áreas de indústria, infraestrutura, mobilidade e saúde, com receitas de aproximadamente 75,9 bilhões de euros no exercício fiscal de 2024.